DESTAQUES : Felicidade Interna Bruta
em 09/12/2008 11:40:00 (3583 leituras)

Open in new window

Índice de Felicidade (FIB - Felicidade Interna Bruta) é tema de debate internacional no Brasil

Butão é um pequeníssimo reinado hereditário nas encostas do Himalaia, espremido entre a China, a Índia e o Tibet. Não tem mais que dois milhões de habitantes, cuja maior cidade é a capital Timfú com cerca de cinqüenta mil moradores. Dentro de poucos anos está ameaçado de quase desaparecer caso os lagos do Himalaia que se estão enchendo pelo degelo transvasarem avassaladoramente. Governado por um rei e por um monge que possui quase a autoridade real, é considerado um dos menores e menos desenvolvidos paises do mundo. Contudo, é uma sociedade extremamente integrada, patriarcal e matriarcal simultaneamente, sendo que o membro mais influente se transforma em chefe de família.


Butão possui algo único no mundo e que todos os paises deveriam imitar: o "índice de felicidade interna bruta". Para o rei e o monge governante o que conta em primeiro lugar não é o Produto Interno Bruto medido por todas as riquezas materiais e serviços que um pais ostenta, mas a Felicidade Interna Bruta, resultado das políticas públicas, da boa governança, da eqüitativa distribuição da renda que resulta dos excedentes da agricultura de subsistência, da criação de animais, da extração vegetal e da venda de energia à Índia, da ausência de corrupção, da garantia geral de uma educação e saúde de qualidade, com estradas transitáveis nos vales férteis e nas altas montanhas, mas especialmente fruto das relações sociais de cooperação e de paz entre todos. Isso não chegou a evitar conflitos com o Nepal, mas não tem desviado o propósito humanístico do reinado. A economia que no mundo globalizado é o bezerro de ouro, comparece como um dos itens no conjunto dos fatores a serem considerados.

Por detrás deste projeto político funciona uma imagem multimensional do ser humano. Supõe o ser humano como um nó de relações orientado em todas as direções, que possui sim fome de pão  como todos os seres vivos mas principalmente é movido pela fome de comunicação, de convivência e de paz que não podem ser compradas no mercado ou na bolsa.  Função  de um governo é atender à vida da população na multiplicidade de suas dimensões. O seu fruto é a paz. Na inigualável compreensão que a Carta da Terra elaborou da paz, esta "é a plenitude que resulta das relações corretas consigo mesmo, com outras pessoas, com outras culturas, com outras vidas, com a Terra e com o Todo maior do qual somos parte"(IV,f).

A felicidade e a paz não são construídas pelas riquezas materiais e pelas parafernálias que nossa civilização materialista e pobre nos apresenta. No ser humano ela vê apenas o produtor e o consumidor. O resto não lhe interessa. Por isso temos tantos ricos desesperados, jovens de famílias abastadas se suicidando por não verem mais sentido na superabundância. A lei do sistema dominante é: quem não tem, quer ter, que tem, quer ter mais, quem tem mais diz: nunca é suficiente. Esquecemos que o que nos traz felicidade é o relacinamento humano, a amizade, o amor, a generosidade, a compaixão e o respeito, realidades que valem mas não têm preço. O dramático está em que esta civilização humanamente pobre está acabando com o Planeta no afã de ganhar mais  quando o esforço seria o de viver em harmonia com a natureza e com os demais seres humanos.

Butão nos dá um belo exemplo desta possibilidade. Sábia foi a observação de um pobre de nossas comunidades que comentou: "Aquele homem é tão pobre mas tão pobre que tem apenas dinheiro". E era notoriamente infeliz.

Leonardo Boff – teólogo, professor e escritor

Brasil recebe em outubro a vanguarda do pensamento econômico para o I Congresso Internacional de FIB (Felicidade Interna Bruta) no Brasil

Este ano, pela primeira vez, o Brasil será o anfitrião do Congresso Internacional sobre o FIB, em São Paulo, outubro 2008. Dasho Karma Ura, o diretor do projeto FIB (Gross National Happiness) em Butão, e Dr. Michael Pennock, economista de Canadá envolvido na implementação de FIB junto com as Nações Unidas, serão entre os palestrantes. O evento será gratuito, e aberto para o público.

“O FIB não é apenas uma idéia interessante. É uma necessidade urgente num mundo que está se despedaçando”, diz a psicóloga americana Susan Andrews, coordenadora do Instituto Visão Futuro, responsável por trazer o FIB – e o congresso - para o Brasil. Durante o Congresso, o Visão Futuro apresentará a experiência de Angatuba, cidade no interior do estado de São Paulo, que está sediando a primeira experiência-piloto de uso do FIB como medidor de desenvolvimento local, em parceria com o Instituto.

Haverá possibilidade de entrevistas com os delegados de Butão e os economistas de Canadá antes do evento.

No dia 29/10 acontecerá em São Paulo, das 16h as 21h30SESC Pinheiros, Rua Paes Leme 195, Teatro Paulo Autran, São Paulo - SP.

No dia 30/10 acontecerá em Campinas, das 10h as 13h: UNICAMP, Auditório DGA, Campinas - SP.

Nos dias 01 e 02 de novembro acontecerá aqui no Parque Ecológico Visão Futuro - Porangaba - SP.

Mais informações:
Instituto Visão Futuro:
visaofuturo@visaofuturo.org.br

Cartaz do evento

Mais:
http://www.grossinternationalhappiness.org
http://www.pc.gov.bt
http://www.visaofuturo.org.br/
http://www.akatu.net
http://www.physorg.com/

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo


Marcar este artigo como favorito neste site

                   





http://www.antispam.br


Busca no site
imagens
Últimas Notícias
Esta obra possui licença
CC


Siga-nos:


Share/Bookmark


Sua opinião
O que achou do novo portal?
Excelente!
Interessante !
Preferia o antigo.
Continua uma bagunça !
Grupos conectados

spacer

 

 


.................
Rádio e TV Cultura ao vivo:

Calendário
Julho 2017
Add event Enviar novo evento
D S T Q Q S S
            1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31          
Usuários online
9 visitantes online (1 na seção: Notícias)

Usuários: 0
Visitantes: 9

mais...
Skype
Discar! Ligar! Abaixar Skype
Entrar
Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Cadastre-se agora.





Site desenvolvido com

Software Livre

Creative Commons License
com uma Licença Creative Commons.
baseado no XOOPS

recomendamos:
Firefox
................................
Google



Locations of visitors to this page