ARTE & CULTURA : EKO-PORã
em 04/09/2008 07:00:00 (2483 leituras)

Open in new window

Confira as fotos:
http://www.sintufsc.ufsc.br/
O evento aconteceu em Florianópolis, dia 23/09.



Open in new window

Manifesto EKO PORã

O grande deus Ñhanderu viu que era preciso refazer o mundo que havia sido destruído pela água. Mandou, então, os seus filhos, Kuary (o sol) e Jacy (a lua), para criar o segundo mundo, esse e que vivemos. A missão dos filhos de Ñhanderu era criar uma terra livre, que fosse de todos, dividida conforme as necessidades, cheia de flores e frutos para serem repartidos. E Kuary e Jacy deveriam garantir que Tekoá, a terra de todos, a vida fosse Eko Porá, ou seja, vida boa e bonita para todos.


Com a chegada dos brancos europeus nas terras de Pindorama, milhões de seres foram destruídos, povos inteiros foram massacrados e muito da cultura primavera se perdeu. Os povos híbridos que vieram depois incorporaram outras histórias, outras tradições, outros deuses. Mas, a despeito de tudo, Kuary e Jacy continuam a nos olhar com seus olhos mansos e a nos apontar o caminho da Eko Porá. O povo Guarani Mbyá, originário deste nosso pedaço de chão, não esqueceu seus deuses nem seus mitos e é neles que nos sustentamos agora para iniciar nossa saudação ao sol e à primavera.

Dia 23 de setembro é o dia do equinócio, momento em que o tamanho do dia é exatamente igual ao da noite. Equilíbrio, harmonia do cosmos. E é nesse dia que se comemora o início da primavera, hora de florescer, da criação, do nascimento. Por isso, escolhemos este dia para vislumbrar um processo de desmonte do sistema capitalista , na busca da Eko Porá. Parece uma coisa pueril e boba, mas não é. Faz muito tempo que aqui, na universidade, se discute e se analisa esse jeito malino de organizar o mundo. Basta de fazer análises. É hora de sermos profetas, ou seja, viver aqui e agora o mundo que queremos construir.
O Eko Porã tem esse caráter. Aqui, propomos um jeito de viver que é o da partilha, da fraternidade, da sororternidade, da ternura, do amor pelo outro, a troca solidária. Aqui, começamos a fazer real um outro jeito de ser no mundo. Sabemos que a coisa é difícil tirar da nossa vida o mercado, o dinheiro, o consumo desenfreado. Mas não é coisa impossível. Todos os que vieram saldar o início da primavera trocaram seus talentos por coisas outras não o dinheiro. Somos poucos, é certo. Mas não somos loucos!! Somos poetas, profetas, visionários.

Estamos dando o primeiro passo. A caminhada é longa, o destino incerto, mas estamos dispostos a abrir nossos corpos, corações e mentes, uma nova trilha para a humanidade. Caminhamos como nossos irmãos Guarani, em busca da terra sem males, que não tem dono, que é de todos. Quem quiser sonhar esse sonho e juntar-se a nós para fazê-lo real, que venha. Sem medo Sem dúvidas.
Porque nada no mundo pode ser melhor que caminhar em direção da beleza, da vida plena, da alegria, da Eko Porã. Em meio à tormenta, cantamos, dançamos e plantamos jardins porque confiamos, como Jeremias, diante da sua terra arrasada, que ainda vingarão flores neste lugar...

Mais:

http://www.sintufsc.ufsc.br/ekopora.php

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo


Marcar este artigo como favorito neste site

                   





http://www.revistabeijaflor.com.br


Busca no site
imagens
Últimas Notícias
Esta obra possui licença
CC


Siga-nos:


Share/Bookmark


Sua opinião
O que achou do novo portal?
Excelente!
Interessante !
Preferia o antigo.
Continua uma bagunça !
Grupos conectados

spacer

 

 


.................
Rádio e TV Cultura ao vivo:

Calendário
Julho 2017
Add event Enviar novo evento
D S T Q Q S S
            1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31          
Usuários online
31 visitantes online (3 na seção: Notícias)

Usuários: 0
Visitantes: 31

mais...
Skype
Discar! Ligar! Abaixar Skype
Entrar
Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Cadastre-se agora.





Site desenvolvido com

Software Livre

Creative Commons License
com uma Licença Creative Commons.
baseado no XOOPS

recomendamos:
Firefox
................................
Google



Locations of visitors to this page