TECNOLOGIA : Pandorga GNU/Linux
em 29/04/2008 19:30:00 (2911 leituras)

O linux das crianças

Conheça mais sobre o Linux feito para ser usado nos laboratórios de escolas de ensino fundamental...

Open in new window

O software livre mostrou seu valor, provou que um modelo anarquista funciona na prática, mostrou que a colaboração, o compartilhamento, união e a liberdade de regras e padrões podem fazer um bom trabalho. Podem gerar uma grande comunidade em torno de uma causa, e esta causa dar certo. Por que não escolher entre várias opções de sistemas, usar aquilo que lhe mais agrada, sem que seja obrigatoriamente de uma grande empresa, por que não usar um sistema feito por vários desenvolvedores anônimos espalhados pelo mundo que talvez nem se conheçam, mas que formam uma grande comunidade, comunidade feita por gente, não por empresas interessadas somente em lucro. Provou-se que qualidade e sucesso não estão vinculados a esconder a “receita do bolo” ou uma equipe tradicional vivendo sob pressão, provou-se que quanto mais visto, melhor. Como a muito tempo Eric Raymound disse em A Catedral e Bazar, “dados bastante olhos, todos os erros são triviais”.

O Linux e a comunidade software livre mudou seu foco, a facilidade de uso, beleza e ergonomia agora são tão importantes quanto qualidade e estabilidade e, assim, cada dia mais existem sitemas Linux rodando em casas, escritórios, empresas e escolas. E é nas escolas que o Pandorga quer ficar, nas escolas de ensino fundamental, mais especificamente.

O Pandorga GNU/Linux é uma distribuição para ser usada em laboratórios de escolas do ensino fundamental, ele possui uma grande quantidade de programas e jogos pedagógicos direcionados para o ensino, fazendo com que o computador seja usado como ferramenta de aprendizagem pelas crianças. A intensão é potencializar o aprendizado tornando-o mais divertido e interessante, e ainda aproveitamos para transmitir conceitos de igualdade, respeito, liberdade e ética aos pequenos. O uso de software livre nas escolas mostra às crianças que existem alternativas na informática e no mundo, não existe somente um sistema e não existe somente um futuro para elas, quem decide isto, são elas mesmas. Também passa a questão ética, usar um software prirata numa escola, ou estimular seu uso pode ser considerado o mesmo que estimular o estelionato, a “colar” nas provas, ou até mesmo o roubo. Por fim, é transmitido o desenvolvimento comunitário, mostrando que o grupo pode ter grande força, e alcançar grandes resultados. Filosoficamente o software livre têm muito mais a contribuir do que os proprietários!

Mas falando de questões mais técnicas, o Pandorga traz um ambiente direcionado às crianças, nele foram retirados os programas desnecessários em escolas, e colocados programas que ajudam na aprendizagem. A partir de uma pesquisa realizada com educadores, foi levantado que tipo de conteúdo poderia ser trabalho no computador com os alunos, a partir daí foram buscados programas que contemplem estas necessidades. Os programas foram traduzidos para o português e organizados de forma que as crianças encontre-os de forma simples, divididos por matéria como português, matemática, ciências. Além disto, o sistema foi dividido em dois ambientes, um voltado às séries iniciais, de 1ª à 4ª, e outro para as séries finais, de 5ª à 8ª, configurando os programas de acordo com as necessidades de cada faixa escolar.

Open in new window

O nome Pandorga também trás uma idéia lúdica, este é o nome da pipa ou papagaio usado no Rio Grande do Sul, onde foi criada a distribuição, e remete a idéia de brincadeira, desafio e crescimento, tudo que o Pandorga GNU/Linux deseja as crianças.

Conheça mais sobre o projeto no site http://pandorga.rkruger.com.br e participe deste projeto, use-o, traga suas experiências, ajude a selecionar os programas, avaliar seu potencial pedagógico, ou mesmo ajude a traduzir e adaptar os programas.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo


Marcar este artigo como favorito neste site

                   





http://www.revistabeijaflor.com.br


Busca no site
imagens
Últimas Notícias
Esta obra possui licença
CC


Siga-nos:


Share/Bookmark


Sua opinião
O que achou do novo portal?
Excelente!
Interessante !
Preferia o antigo.
Continua uma bagunça !
Grupos conectados

spacer

 

 


.................
Rádio e TV Cultura ao vivo:

Calendário
Setembro 2017
Add event Enviar novo evento
D S T Q Q S S
          1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
Usuários online
4 visitantes online (1 na seção: Notícias)

Usuários: 0
Visitantes: 4

mais...
Skype
Discar! Ligar! Abaixar Skype
Entrar
Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Cadastre-se agora.





Site desenvolvido com

Software Livre

Creative Commons License
com uma Licença Creative Commons.
baseado no XOOPS

recomendamos:
Firefox
................................
Google



Locations of visitors to this page