TECNOLOGIA : fisl9.0 - 9º Fórum Internacional Software Livre
em 16/04/2008 14:10:00 (2087 leituras)

O maior fisl de todos os temposOpen in new window

Terminou neste sábado, 19, em Porto Alegre, o 9 Fórum Internacional Software Livre – fisl9.0. O evento reuniu mais de 7,4 mil participantes de 21 países no Centro de Eventos da PUCRS, o maior público desde 2000, quando foi realizado o primeiro fisl. Nos três dias do evento houve debates, palestras, troca de informações e experiências, entre grupos de usuários, desenvolvedores, empresas públicas e privadas que compareceram como participantes, expositores ou patrocinadores. Foram 257 palestras, com nomes nacionais e internacionais, que lotaram todas as oito salas destinadas aos encontros.

www.fisl.org.br

Para a coordenação do fisl9.0, esta edição com público recorde mostra a importância que o software livre vem conquistando no mundo todo e como o compartilhamento de informações pode beneficiar a toda a sociedade. "Nosso desafio agora será organizar o evento do ano que vem, quando pretendemos marcar de forma ainda mais forte a presença do software livre na vida das pessoas, em função dos 10 anos do fisl", diz Sady Jacques, coordenador geral do Fórum.

A meta da Associação Software Livre.Org, organizadora do fisl, é chegar a 10 mil participantes em 2009. "Sabemos que é um grande desafio, mas estamos nos preparando para isso", afirma Jacques.

Além do público recorde, o fisl9.0 teve a participação de empresas como Província Marista; UOL; Terra; Telefônica; Google; Globo.com; Intel; Sun microsystems; Yahoo Brasil; Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI); Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto br (NIC.br); Companhia de Processamento de Dados do Município de Porto Alegre (PROCEMPA); Companhia de Informática do Paraná (CELEPAR); Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (DATAPREV); Serviço de Processamento de Dados (SERPRO); Caixa Econômica Federal; Banco do Brasil; Secretaria de Educação a Distância (SEED); Ministério da Cultura; Ministério da Ciência e Tecnologia; Ministério da Educação; Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão; Propus; Locaweb; Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC); Diginet; iSafe; Kroma Informática; Logins; ProDesk; ArgoHost.net; Brasil Telecom; Powerlogic; Minuano; Cobra Tecnologia; Casa Brasil; Petrobrás; Correios; Ministérios das Comunicações; Ministério da Saúde; Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI); Governo do Paraná; Companhia de Processamento de Dados do Estado do Rio Grande do Sul (PROCERGS); Sindicato das Empresas de Informática do Rio Grande do Sul (SEPRORGS);

O fisl contou com apoio das empresas: Baguete; A Rede; Instituto Nokia de Tecnologia (INdT); Associação dos Jovens Empresários de Porto Alegre (AJE); Sindicato dos Bancários; Instituto Projetos Pesquisas; Tangalomango; e Centro de Processamento de Dados (CPD) da Universidade Federal do RS (UFRGS).

Participaram da Mostra de Soluções as empresas: Solis Cooperativa de Soluções Livres; Livraria Tempo Real Informática e Negócios; ZOPING; Trolltech ASA; Moradia e Cidadania; Education Technolog; Red Hat Brasil; Sociedade de Educação Ritter dos Reis; OpenS Tecnologia Ltda; Escola Alcides Maya; Linux Magazine; Unicamp; Universidade Federal de Pernambuco; ThreePointsWeb; NetScience; ParanaCidade; BrOffice.org; LM2 Consulting; PostgreSQL; DBSeller Serviços de Informática; Ory Soluctions Group; FAURGS; Centro de Empreendimentos do Instituto de Informática da UFRGS; CONEXUM; DFL; SOL7; Laboratório de Estudos Cognitivos – (LEC); e Projeto Germinar.

Os números do fisl

Total de participantes: 7.417
- Países: 21 (Alemanha, Argentina, Austrália, Bélgica, Bolívia, Brasil, Canadá, Chile, Cuba, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, França, Holanda, India, Inglaterra, Noruega, Paraguai, Portugal, Suíça, Uruguai)
- Todos os estados brasileiros foram representados no fisl.
- Perfil dos participantes: 24% são estudantes e 63% são profissionais e empresários de TI;

Patrocinadores: 41
Mostra de Soluções: 28
Apoiadores: 8
Destes, 58 são expositores

Submissões de propostas de palestras = 574
Palestras realizadas: 257
Palestrantes: 402

Caravanas: 59 (vindas de 12 estados brasileiros e de 2 outros países – Uruguai e Paraguai)
- Maior caravana: São Paulo, com 47 participantes
- Mais distante: Manaus

Grupos de Usuários: 48 (vindos de 8 estados brasileiros e de outros 5 países – Paraguai, Argentina, Uruguai, Bolívia e Chile)

Visitas a TV Software Livre: 3.175
Tráfego de upload da TV Software Livre: 70 Gb
Tráfego de download da TV Software Livre: 179 Gb

Conexões: 19 mil simultâneas
Tráfego de upload/download: 250 Gb

Visitas ao site do fisl durante o evento: 12.159

Arena de Programação Livre
- Fase Remota = 35 inscritos
- Qualifying = 32 presentes (8 equipes de 4 participantes)
- Insanifying = 18 classificados (6 equipes de 3 participantes)


Software livre é uma oportunidade de negócio e de manutenção do conhecimento no Brasil

Afirmação foi feita pelo coordenador dos programas federais de inclusão digital, Cezar Alvarez, em palestra na Amcham-Porto Alegre

O Coordenador do Programa Brasileiro de Inclusão Digital, Cezar Alvarez, esteve em Porto Alegre nesta sexta-feira (28) para falar aos empresários gaúchos sobre inclusão digital, em especial sobre o desafio de consolidar dentro do governo as propostas de um plano nacional de acesso a Internet banda larga em todas as escolas públicas brasileiras. Na palestra, promovida pela Amcham-Porto Alegre, Alvarez também falou sobre o projeto Um Computador por Aluno (UCA) e as políticas públicas para Telecentros.

Nos próximos dias, o presidente Lula deve anunciar, oficialmente, o acesso a Internet banda larga a todas as escolas públicas urbanas do país. Pelo programa, que custará mais de R$ 1 bilhão, as empresas de telefonia fixa levarão redes de Internet a todos os municípios do país. A expectativa é de que todas as escolas urbanas estejam conectadas até 2010, o que corresponde a 86% dos alunos brasileiros. Em uma segunda etapa, o governo pretende conectar também escolas rurais.


O presidente Lula anunciou, oficialmente, o acesso a Internet banda larga a todas as escolas públicas urbanas do país. Pelo programa, que custará mais de R$ 1 bilhão, as empresas de telefonia fixa levarão redes de Internet a todos os municípios do país. A expectativa é de que todas as escolas urbanas estejam conectadas até 2010, o que corresponde a 86% dos alunos brasileiros. Em uma segunda etapa, o governo pretende conectar também escolas rurais.

Na palestra, Alvarez destacou a importância do software livre na manutenção do conhecimento no Brasil e do Fórum Internacional Software Livre – fisl, que faz do Brasil um país de referência na área. “No próximo dia dois (de abril), o presidente irá receber a direção do fisl, juntamente com os órgãos do governo que já estão empenhados e sempre estiveram neste grande evento”, afirmou. “Eu, inclusive, participei há dois anos trazendo a mensagem do presidente, que tem muito presente o tema do desenvolvimento de software no Brasil em código aberto. O software livre é uma grande oportunidade de negócio e de manutenção do conhecimento no Brasil. As nossas políticas públicas refletem isso, como é o caso dos Telecentros”, completou.

A Associação Software Livre.Org prestigiou a palestra e sua coordenação executiva estará em Brasília, na próxima quarta-feira (02), para entregar o convite à participação do presidente Lula no fisl, que ocorre nos dias 17, 18 e 19 de abril, no Centro de Eventos PUCRS, em Porto Alegre (RS).

Ubuntu, Debian e Fedora terão eventos no fisl9.0

Mais uma vez os desenvolvedores e usuários de Ubuntu, Debian e Fedora têm encontro marcado no Fórum Internacional Software Livre – fisl, que neste ano ocorre nos dias 17, 18 e 19 de abril, no Centro de Eventos PUCRS, em Porto Alegre (RS). Os encontros fazem parte da programação dos Eventos Comunitários, realizados anualmente com o objetivo de integrar os todos que estão ligados ao Software Livre.

No evento promovido pela comunidade do Ubuntu serão apresentadas as atividades do Ubuntu Brasil. Também haverá espaço para debate e sugestões de novas idéias e melhorias, o que beneficiará toda a comunidade.

No evento do Debian, a comunidade terá a oportunidade de se reunir para saber o que aconteceu no último ano e os planos para 2008. Também será possível participar e interagir através das "Lightning Talks" - palestras relâmpago.

No III Encontro Comunitário do Projeto Fedora Brasil serão apresentadas as atividades realizadas e os resultados obtidos nos últimos anos com os projetos - Tradução, Marketig, Documentação, Empacotamento, Mídia Gratuita, Educação, OLPC, entre outros. Também será feito recrutamento de novos colaboradores e apresentação dos recursos e mecanismos criados para dar suporte à comunidade nacional e internacional.


John "Maddog" Hall estará no evento

John “Maddog” Hall, considerado guru do software livre por ser um dos maiores especialistas do mundo na área, confirmou presença na nona edição do Fórum Internacional Software Livre – fisl9.0, que será realizado nos dias 17, 18 e 19 de abril, no Centro de Eventos PUCRS, em Porto Alegre. Maddog é um dos palestrantes internacionais confirmados para o fisl.

O guru, que se dedica a viagens pelo mundo para difundir o Linux e os programas licenciados como Software Livre, vem ao Fórum falar sobre o cenário atual do software livre na palestra "Fun and Software Livre! - Return of the Jedi!". O objetivo da palestra é resgatar alguns aspectos do mistério e da empolgação dos primórdios do software livre, Open in new window
comparando e mostrando de forma divertida o que pode ser feito para trazê-los de volta aos dias de hoje.
Desde 1995, Jon "Maddog" Hall é diretor-presidente da Linux International, associação sem fins lucrativos patrocinada por empresas de grande relevância internacional na área de Tecnologia da Informação. A Linux International, com sede nos Estados Unidos, tem por objetivo apoiar a adoção do sistema operacional Linux. Após ter feito mestrado em Ciência da Computação e estar atuando há mais de 30 anos na área de informática ele se dedica a viagens pelo mundo para difundir o Linux e o Software Livre.

Mais informações sobre a nona edição do fisl no site www.fisl.org.br


Saiba mais

UBUNTU é um sistema operacional Linux baseado na distribuição Debian.

DEBIAN é o nome de uma distribuição não comercial livre (gratuita e de código fonte aberto) de GNU/Linux.

FEDORA (antigamente chamado Fedora Core) é uma distribuição Linux, que pode ser utilizada tanto em desktop, como em servidor.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo


Marcar este artigo como favorito neste site

                   





http://xoops.org/


Busca no site
imagens
Últimas Notícias
Esta obra possui licença
CC


Siga-nos:


Share/Bookmark


Sua opinião
O que achou do novo portal?
Excelente!
Interessante !
Preferia o antigo.
Continua uma bagunça !
Grupos conectados

spacer

 

 


.................
Rádio e TV Cultura ao vivo:

Calendário
Setembro 2017
Add event Enviar novo evento
D S T Q Q S S
          1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
Usuários online
4 visitantes online (1 na seção: Notícias)

Usuários: 0
Visitantes: 4

mais...
Skype
Discar! Ligar! Abaixar Skype
Entrar
Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Cadastre-se agora.





Site desenvolvido com

Software Livre

Creative Commons License
com uma Licença Creative Commons.
baseado no XOOPS

recomendamos:
Firefox
................................
Google



Locations of visitors to this page