o Instituto África Viva e a Pôr do Som lançam no Brasil o CD de Música Africana da República da Guiné dos artistas "Fanta Konatê e Petit Mamady Keita".
"Fanta Konatê e Petit Mamady Keita", trazem as músicas tradicionais da etnia Malinkê (tronco linguístico Mandinga), preservadas desde o séc. XIII – Império de Mali.
O CD foi gravado no Brasil, e possui um encarte de 22 páginas, com os textos sobre as músicas em 4 línguas, fotos dos artistas e de alguns temas representativos dessa cultura : Trabalho no Campo (KASSA) e Dança dos Homens Fortes (DUNUMBÁ).
Recomendado a todas as pessoas, principalmente para professores e arte educadores (lei 10.639), músicos, ongs, associações, movimento negro e amantes da cultura africana.
Fanta Konate é filha do Mestre Famoudou Konate (www.famoudoukonate.com) e Petit Mamady Keita foi iniciado por ele, aos 3 anos, conforme aparece no filme "Djembefolá" de Laurent Chevalier, sobre a vida de seu homônimo.
Ambos são jovens representantes da cultura tradicional, com conhecimento muito profundo de toda a música e dança da Guiné, destacando-se o virtuosismo nos solos de Petit Mamady Keita neste disco.