TECNOLOGIA : Paraná economiza R$ 127 milhões ao optar pelo uso do software livre
em 12/05/2007 12:20:00 (1230 leituras)

Fonte: http://www.aenoticias.pr.gov.br/

“O Governo do Paraná fez a opção pelo software livre. Uma opção técnica mas, acima de tudo, uma opção política, pois o software livre atinge a informática pública, a economia, possibilita maior aproveitamento do conhecimento pelas universidades, o fomento de novas empresas e a manutenção de dinheiro no Estado”. A declaração foi feita pelo governador Roberto Requião em mensagem enviada aos participantes da III Conferência Latino-Americana de Software Livre – Latinoware 2006, aberta nesta quinta-feira, 16, no Parque Tecnológico de Itaipu em Foz do Iguaçu, numa realização da Hidrelétrica Binacional e da Celepar – Informática do Paraná.


Na mensagem transmitida pelo presidente da Celepar, Marcos Mazoni, o governador enumera os avanços conquistados pelo Estado com o uso e o desenvolvimento de programas de computador de código aberto. “Só o software livre possibilitou o programa Paraná Digital, com a instalação de laboratórios de informática em todas as escolas públicas; uma centena de telecentros Paranavegar espalhados nas cidades de menor IDH, dando acesso à internet onde, sem a presença do Estado, esta ferramenta demoraria anos para lá chegar”.

Requião destacou ainda que “o Expresso, correio eletrônico corporativo que o Governo do Paraná utiliza, e eu utilizo, viabilizou o aumento de 10 mil para 60 mil contas de e-mails para os servidores públicos. Usamos a filosofia do software livre para criar o portal Dia-a-Dia da Educação, solução que compartilhamos com os estados de Santa Catarina e Sergipe”.

A mensagem do governador lembrou ainda que, somente com licenças, o Paraná economizou R$ 127,3 milhões em 3,5 anos. Depois de agradecer as comunidades de software livre que têm produzido e disponibilizado códigos de computador pelo mundo afora, a mensagem do governador salienta que o Estado do Paraná é um aliado na luta pela liberdade do conhecimento.

Integração – Para o presidente da Celepar, Marcos Mazoni, mais do que gerar códigos de computador, o software livre também é uma ferramenta de integração dos povos através do conhecimento. “Trata-se de um instrumento de solidariedade para a construção de um mundo justo e fraterno”, destacou o presidente da Celepar. A mesma opinião foi comprtilhada pelo presidente da Itaipu Binacional, Jorge Samek, anfitrião da Conferência.

Encontro - A Latinoware prossegue até a tarde desta sexta-feira com a participação de 1.400 usuários, desenvolvedores, estudantes, professores e técnicos de todos os estados do Brasil e de países como o Paraguai, Uruguai, Argentina, França, Estados Unidos, Finlândia, entre outros.

No total, o evento está apresentando 80 palestras, 11 mini-cursos e várias exposições de projetos sobre software livre. As diversas soluções desenvolvidas pela Celepar para o Governo do Paraná também fazem parte da grade de apresentações da Latinoware.

Fonte:
http://www.aenoticias.pr.gov.br/

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo


Marcar este artigo como favorito neste site

                   





http://www.antispam.br


Busca no site
imagens
Últimas Notícias
Esta obra possui licença
CC


Siga-nos:


Share/Bookmark


Sua opinião
O que achou do novo portal?
Excelente!
Interessante !
Preferia o antigo.
Continua uma bagunça !
Grupos conectados

spacer

 

 


.................
Rádio e TV Cultura ao vivo:

Calendário
Janeiro 2020
Add event Enviar novo evento
D S T Q Q S S
      1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31  
Usuários online
2 visitantes online (1 na seção: Notícias)

Usuários: 0
Visitantes: 2

mais...
Skype
Discar! Ligar! Abaixar Skype
Entrar
Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Cadastre-se agora.





Site desenvolvido com

Software Livre

Creative Commons License
com uma Licença Creative Commons.
baseado no XOOPS

recomendamos:
Firefox
................................
Google



Locations of visitors to this page