ARTE & CULTURA : "O Cordel da Banda Larga" com Gilberto Gil e o Programa Cultura Digital do Ministério da Cultura
em 12/10/2007 13:00:00 (1906 leituras)


Cordel da Banda Larga com Gilberto Gil, produzido pela Tv do Pasquim Digital a gravacao de Andrucha


A Cultura Digital promove o uso do software livre e as ações de inclusão digital, assim como a bandeira da ampliação infinita da circulação de informação e criação. Estas novas possibilidades de difusão e acesso à cultura impactam o marco legal dos direitos autorais conforme a disposição atual, e fomenta a discussão sobre novas formas de licenciamento e gestão de conteúdos. O debate abre perspectivas inteiramente novas para temas antes prisioneiros das várias formas de ortodoxia analógica, e o Ministério da Cultura utilizará seu site para linkar, publicar e conversar sobre o assunto.

Começa em 6 de julho em Aveiro, Portugal, a turnê internacional do show Banda Larga, de Gilberto Gil. Percorrendo vários lugares da Europa e África, o show tem como característica principal, além do talento inegável do grande músico que "está Ministro da Cultura", a abertura total para o público gravar tudo (com câmeras digitais, câmeras de video,celulares, etc) e divulgar o conteúdo gratuitamente e como quiser nas redes, etc etc e tal.

A idéia segue a trajetória das questões polêmicas que Gilberto Gil, enquanto Ministro, vem levantando sobre direitos de conteúdos abertos na grande rede da internet.

É um passo dado além dos discursos e intervenções que Gil vem propagando por aí, levantando muitos apoios, mas também severas críticas, não só de outros artistas, e também de entidades e organizações que lutam pelos direitos autorais na internet, na web2, pirataria, troca de conteúdos abertos, copy left, softs-livres. etc...

Segundo Gil o Banda Larga vai percorrer a Europa e África. como testes até chegar ao Brasil, na segunda quinzena de agosto de 2007.

Entre os adeptos da política de abertura de conteúdos artísticos está o músico Mano Chao, com quem Gil vem há algum tempo trocando informações e projetos.

É ver para crer... Depois de UmBanda Um, um dos melhores shows e disco de Gil em sua carreira, agora a Banda Larga, promete botar fogo na praça e nas redes... Muita polêmica e muita água ainda vão rolar nesse surfe... Estamos nessa.

Num domingo, de madrugada, o cineasta Andrucha Waddington gravou com seu celular, em primeira mão, a finalização do carro-chefe da turnê, a música Banda Larga Cordel.

Fonte:
Ministério da Cultura
Por Ras Adauto

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo


Marcar este artigo como favorito neste site

                   







Busca no site
imagens
Últimas Notícias
Esta obra possui licença
CC


Siga-nos:


Share/Bookmark


Sua opinião
O que achou do novo portal?
Excelente!
Interessante !
Preferia o antigo.
Continua uma bagunça !
Grupos conectados

spacer

 

 


.................
Rádio e TV Cultura ao vivo:

Calendário
Janeiro 2020
Add event Enviar novo evento
D S T Q Q S S
      1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31  
Usuários online
1 visitantes online (1 na seção: Notícias)

Usuários: 0
Visitantes: 1

mais...
Skype
Discar! Ligar! Abaixar Skype
Entrar
Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Cadastre-se agora.





Site desenvolvido com

Software Livre

Creative Commons License
com uma Licença Creative Commons.
baseado no XOOPS

recomendamos:
Firefox
................................
Google



Locations of visitors to this page