ACONTECE : Bixo do Mato inova em Pernambuco
em 01/04/2010 04:00:00 (1099 leituras)

Open in new window

O Centro Ecopedagógico Bicho do Mato é um sítio localizado na Mata Atlântica da Zona Rural ao Norte do Recife, no bairro da Guabiraba, na Biorregião de Dois Irmãos. Com menos de dois anos de atuação, já realizou diversas atividades: hospedou durante 11 meses a Caravana Arco-Íris por la Paz, ecovila itinerante e Pontão de Cultura ligado ao Ministério da Cultura.

Para o dia 30 de abril, está programado o curso de Bioconstrução Popular que vai contar com a presença de figuras 'feras' nessa área, onde os participantes poderão desfrutar, além da vivência, de muito aprendizado.

Open in new window

O Ecocentro é um espaço comunitário de integração social, onde vivem três famílias com 7 crianças, recebendo e hospedando voluntários, estagiários e interessados de todo o Brasil e mundo, envolvidos com as atividades do Ecocentro. Desenvolvemos práticas Ecopedagógicas, aplicando tecnologias sociais, culturais e ambientais, alicerçados na agroecologia e na arte-permacultura, tendo a Ecopedagogia e a Economia solidária como eixos transversais.

A Permacultura visa o cuidado com o Planeta e com os seres em uma relação integrada onde os elementos de um ambiente interagem harmônica e sustentavelmente. Esta visão, bastante contemplada na Cultura da Sustentabilidade, dá um novo significado às práticas cotidianas, encontrando sentido em um contexto amplo de cidadania planetária, onde “a planetariedade deve nos levar a sentir e viver nossa cotidianidade em relação harmônica com os outros seres do planeta Terra”.

O educador Paulo Freire dizia que o conhecimento é um patrimônio da humanidade, acumulado historicamente e repassado de geração a geração, sendo o seu acesso direito de todo ser humano. Partindo desta premissa o Centro Ecopedagógico, nasce na periferia norte de uma das capitais mais pobres financeiramente e mais ricas culturalmente. O Ecocentro chega com a missão de democratizar o acesso às práticas da economia solidária como forma de geração de renda local, a ecopedagogia como instrumento para o fortalecimento da cultura da sustentabilidade e a permacultura para a criação de ambientes humanos.

A cidadania SocioAmbiental e a cultura da sustentabilidade são resultado do fazer pedagógico que conjugue a aprendizagem a partir da vida cotidiana (Gutiérrez e Prado, 1999). A Ecopedagogia, dessa forma, extrapola os limites da educação tradicional centrada na lógica da competição e acumulação, e na produção ilimitada de riqueza sem considerar os limites da natureza e as necessidades dos outros seres do planeta.

Mais informações: http://www.ecocentrobichodomato.org

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo


Marcar este artigo como favorito neste site

                   





http://www.revistabeijaflor.com.br


Busca no site
imagens
Últimas Notícias
Esta obra possui licença
CC


Siga-nos:


Share/Bookmark


Sua opinião
O que achou do novo portal?
Excelente!
Interessante !
Preferia o antigo.
Continua uma bagunça !
Grupos conectados

spacer

 

 


.................
Rádio e TV Cultura ao vivo:

Calendário
Setembro 2017
Add event Enviar novo evento
D S T Q Q S S
          1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
Usuários online
9 visitantes online (1 na seção: Notícias)

Usuários: 0
Visitantes: 9

mais...
Skype
Discar! Ligar! Abaixar Skype
Entrar
Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Cadastre-se agora.





Site desenvolvido com

Software Livre

Creative Commons License
com uma Licença Creative Commons.
baseado no XOOPS

recomendamos:
Firefox
................................
Google



Locations of visitors to this page