DESTAQUES : Aldeia da Paz no FSM 2010
em 19/01/2010 10:20:00 (1856 leituras)

Boletim Espiritualtermundista

Open in new window

por Thomas Enlazador

O Acampamento Intercontinental da Juventude começa a receber os milhares de jovens ativistas esperados em Lomba Grande (região rural de colonos, dentro do município de Nova Hamburgo, Rio Grande do Sul). A data prevista para o início oficial do acampamento é no dia 21 de janeiro.

Conforme a tradição dos últimos cinco Fsms, a Aldeia da Paz, inicia seus trabalhos com modelos de construções de design sustentável – permacultural do espaço duas semanas antes.

A Aldeia já conta com 20 voluntários do Brasil e da América Latina e novos Guerreir@s chegam para engrossar o caldo. As tarefas se dividem entre os afazeres da cozinha EcoEtnicoVegana focalizada pela Educadora Claudinha Lulkin, a dupla da estação Aldeia 2012 Fábio e Nara cuidam dos sanitários secos e compostagem, Marquinhos Mandala responsável pela construção de Bambu e o Ori direto de Porto Rico construindo o forno de barro encantado da padaria da Aldeia da Paz.

O espaço das crianças (Flor das Abelhinhas) será focalizado pela Ong Etnia Planetária e um grupo de educadores e educadoras ambientais. A focalizamora é a Siele de Caxias do Sul. Tragam as crianças, mas lembrem-se das capas de chuvas e botinhas para manter os pés secos.

Uma grande mobilização está sendo esperada para o Acampamento e para a Aldeia da Paz. Vários grupos de trabalho estão se formando: Meio ambiente, tradução, recepção, economia e trocas solidárias, comunicação livre, crianças, segurança, bioconstrução, arte-encantamento, cozinha comunitária, compostagem e banheiro seco.

O Pontão de Cultura Iteia, focalizador pelo comunicador social Pedro Jatobá, montará atrás do palco da Aldeia uma produtora cultural colaborativa que gravará as apresentações musicais, editará video, fotos e músicas, ao vivo e com Software Livre. O Software adotado pela Aldeia da Paz.

Para a mobilização de ecovilas, comunidades e economia solidária o Pontão de Cultura Ciranda Solidária em parceira com o Centro Ecopedagógico Bicho do Mato (Recife – Pe), se encarregará de articular os coletivos que somaram esforços para o fortalecimento de redes de trocas, agroecologia, permacultura e ecopedagogia.

Para a mobilização de ecovilas, comunidades e economia solidária o Pontão de Cultura Ciranda Solidária em parceira com o Centro Ecopedagógico Bicho do Mato (Recife – Pe), se encarregará de articular os coletivos que somaram esforços para o fortalecimento de redes de trocas, agroecologia, permacultura e ecopedagogia.

Contamos com o apoio de dois articuladores locais que mobilizam os grupos, artistas e materiais para a construção Xandi e Eduardo Cezimbra. No momento é minima a participação de voluntários do Rio Grande do Sul e a Aldeia da Paz é construída por pessoas de outros Estado. Apareçam Tche !

A programação da Aldeia da Paz está repleta de surpresas e pela primeira vez, já temos um palco confirmado com apresentações ilustres como Leal Carvalho e Kalinne Ribeiro, cantando as principais músicas do movimento arco-íris. Esperamos todos para mais uma Aldeia da Paz dentro do Fórum Social Mundial.

Estamos com mais fotos e relatos nas páginas da Aldeia da Paz no Portal de Comunicação Livre Iteia http://www.iteia.org.br/aldeiadapaz2010
http://aldeiadapaz.net

Lista de necessidades básicas:
Sacos de lixo, Produtos e Panos de limpeza, Vassouras e Rodos
Legumes, verduras e frutas
Cuias, pratos, canecas, talheres, sabontes biodegradáveis e papel higiênico
Rolo de sizal e Lonas
Lençois velhos, Chapeu de Palha e Capas de chuva
Grelhas, Arame e Ferramentas
Açúcar demerara-mascavo, farinha e arroz integral

Informações direto da Aldeia da Paz liguem no 51 – 9301-1505 ou
no 81 - 9708-2686

Grupo Semente Aldeia da Paz Fsm 2010
Thomas Enlazador

* Boletim editado no BrOffice Linux, utilizando o Sistema Operacional Livre Ubuntu. Livre-se de vírus, não pague taxas para corporações, seja livre, use Linux.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo


Marcar este artigo como favorito neste site

                   





http://www.revistabeijaflor.com.br


Busca no site
imagens
Últimas Notícias
Esta obra possui licença
CC


Siga-nos:


Share/Bookmark


Sua opinião
O que achou do novo portal?
Excelente!
Interessante !
Preferia o antigo.
Continua uma bagunça !
Grupos conectados

spacer

 

 


.................
Rádio e TV Cultura ao vivo:

Calendário
Setembro 2017
Add event Enviar novo evento
D S T Q Q S S
          1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
Usuários online
3 visitantes online (1 na seção: Notícias)

Usuários: 0
Visitantes: 3

mais...
Skype
Discar! Ligar! Abaixar Skype
Entrar
Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Cadastre-se agora.





Site desenvolvido com

Software Livre

Creative Commons License
com uma Licença Creative Commons.
baseado no XOOPS

recomendamos:
Firefox
................................
Google



Locations of visitors to this page