NOTICIAS : Pedale por um mundo melhor
em 13/08/2009 06:50:00 (1518 leituras)

Open in new window
Em todo o mundo, milhares de pessoas redescobrem a bicicleta como um excelente meio de transporte. Pedalar faz bem para o planeta, para o trânsito, para a saúde e para o bolso também.


Pedaladas no Brasil
No Brasil, a bicicleta é o veículo individual mais usado. É o meio de transporte próprio mais popular nos pequenos municípios, que representam mais de 90% das cidades brasileiras.

Em 2004, o Ministério das Cidades lançou o Programa Brasileiro de Mobilidade por Bicicleta, uma bússola para municípios que pretendem ampliar o uso desse meio de transporte. Saímos de 99 para 276 municípios com algum tipo de via para bicicleta, e saltamos de pouco mais de 600 para 2505 quilômetros de ciclovias, de 2003 para cá.

Pedaladas no Mundo
Depois de passar a cobrar pedágio para os carros circularem no centro da cidade, Londres lançou o Cyclescheme: um programa de incentivo para que empresas comprem bicicletas com impostos reduzidos e as ofereçam a seus funcionários como um benefício. A prefeitura local anunciou o maior investimento para bicicleta da história da cidade. O objetivo é aumentar em 400% o uso da magrela até 2025.

Em 1973, quando o mundo se assombrou diante da primeira grande crise do petróleo, jornais da Holanda e Dinamarca publicaram fotos de seus respectivos reis andando de bicicleta, sob as manchetes: “Temos uma boa alternativa de transporte”. A Holanda é a Meca das bicicletas, onde grande parte da população utiliza este meio de transporte.

Cicloativismo - A Bicicletada
A Bicicletada acontece em mais de 200 cidades ao redor do planeta. Inspirada pelo movimento de massa crítica, a Bicicletada é uma iniciativa civil livre e horizontal, que busca promover os meios de transporte não-motorizados e a cidadania.
Consiste numa pedalada pacífica de aproximadamente uma hora, realizada uma vez por mês pelo centro da cidade, preferencialmente nas ruas de maior movimento. Pedala-se pelo direito de circular com tranqüilidade todos os dias.
Celebrando a locomoção inteligente, que não polui o ar, a bicicleta não congestiona as ruas e humaniza a cidade. Trocam-se idéias e experiências para consolidar alternativas de locomoção, ocupando o espaço público para promover a convivência.
Os principais objetivos da Bicicletada são divulgar a bicicleta como um meio de transporte, criar condições favoráveis para o uso deste veículo e tornar mais ecológicos e sustentáveis os sistemas de transporte de pessoas, principalmente no meio urbano. Sem esquecer-se de tratar com respeito motoristas, pedestres e ciclistas para dar o exemplo de uma postura civilizada e agradável a todos.
O único requisito é um veículo não-motorizado (bicicleta, patins, skate, patinete, etc). Panfletos, cartazes, alegorias e boas idéias são muito bem-vindos.

Arte, Bicicleta e Mobilidade
O mundo passa por profundas transformações. O inicio do século 21 promete ser crucial no desenvolvimento histórico do que está por vir.
A sobrevivência dos seres humanos num meio ambiente cada vez mais agredido mostra ser a grande questão que devemos responder.
Acima de tudo, precisamos promover um ambiente de reflexões, criticas e analises profundas. O momento é de questionamento. Em nossos centros urbanos, observamos que a primazia de políticas urbanas que favorecem os automóveis deixou conseqüências, talvez irreversíveis, na maneira em que nos relacionamos com as cidades, uns com os outros e com a natureza, em geral. Nossas cidades são hostis ao pensamento, à contemplação e à saúde mental e física das pessoas. O nível crescente de insanidade no trânsito também comprova esta analise.

A Arte, Bicicleta e Mobilidade é uma seqüência de ações promovidas por artistas, filósofos e professores que tomou conta de Curitiba durante o mês de setembro, quando tivemos o inicio da primavera e uma data simbólica na luta por um paradigma urbano mais racional, criativo e menos poluente – o Dia Mundial sem Carro, 22 de setembro. Desta forma, muitos debates, exposições, apresentações e intervenções artísticas aconteceram em Curitiba, como uma forma de chamar a atenção das pessoas para esta importante questão.

Mobilidade Sustentável:
"Tem como objetivo principal a redução dos impactos ambientais e sociais da mobilidade motorizada existente."

a) Busca a apropriação eqüitativa do espaço e do tempo na circulação urbana, priorizando os modos de transporte coletivo, a pé e de bicicleta, em relação ao automóvel particular.

b) Promove o reordenamento dos espaços e das atividades urbanas, de forma a reduzir as necessidades de deslocamento motorizado e seus custos.

c) Promove a eficiência e a qualidade nos serviços de transporte público, com apropriação social dos ganhos de produtividade decorrentes.

d) Amplia o conceito de transporte para o de comunicação, através da utilização de novas tecnologias.

e) Promove o desenvolvimento das cidades com qualidade de vida, através de um conceito de transporte consciente, sustentável, ecológico e participativo.

f) Promove a paz e a cidadania no trânsito.

g) Contribui para a eficiência energética e busca reduzir a emissão de agentes poluidores, sonoros e atmosféricos

h) Preserva, defende e promove, nos projetos e políticas públicas voltadas ao transporte público e à circulação urbana, a qualidade do ambiente natural e construído, e o patrimônio histórico, cultural e artístico das cidades.


Para saber mais, acesse os sites:
www.bicicletada.org
www.ruaviva.org.br
www.ciclonudista.net
www.beija-flor.org
www.vidasimples.abril.com.br

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo


Marcar este artigo como favorito neste site

                   







Busca no site
imagens
Últimas Notícias
Esta obra possui licença
CC


Siga-nos:


Share/Bookmark


Sua opinião
O que achou do novo portal?
Excelente!
Interessante !
Preferia o antigo.
Continua uma bagunça !
Grupos conectados

spacer

 

 


.................
Rádio e TV Cultura ao vivo:

Calendário
Fevereiro 2018
Add event Enviar novo evento
D S T Q Q S S
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28      
Usuários online
14 visitantes online (3 na seção: Notícias)

Usuários: 0
Visitantes: 14

mais...
Skype
Discar! Ligar! Abaixar Skype
Entrar
Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Cadastre-se agora.





Site desenvolvido com

Software Livre

Creative Commons License
com uma Licença Creative Commons.
baseado no XOOPS

recomendamos:
Firefox
................................
Google



Locations of visitors to this page